Monografia de bolsista da Cátedra Unesco Memorial propõe modelo  de análise científico-econômica

Orientados pelo catedrático Hernan Chaimovich, os alunos do 4º módulo da Cátedra Unesco Memorial da América Latina pesquisaram a relação economia, ciência, tecnologia e inovação na América Latina, durante o segundo semestre de 2009. Tratou-se de um projeto acadêmico inovador, cujo resultado poderá ser conferido no ano que vem, com um lançamento sobre o tema pelo Memorial.

Além dos ensaios dos estudantes, a publicação contará com o teor das palestras e aulas que permearam o ano. Elas foram proferidas por especialistas, pesquisadores, técnicos, dirigentes de instituições públicas e outras autoridades, que semanalmente adensaram as atividades dos 20 orientandos e cerca de 40 alunos ouvintes da Cátedra Unesco Memorial da América Latina.

Um dos orientandos do professor Hernan Chaimovich é o guatemalteco Javier Gramajo Lopez. Ele foi o primeiro a entregar o paper, pois tinha que viajar de volta ao seu país, Guatemala, depois de 4 meses no Brasil. Seu trabalho tem o seguinte título “Economías basadas en la gestión del conocimiento: caracterización de América Latina por medio de indicadores de desarrollo humano, económicos-geopolítica, ciencia-tecnología” (Economias baseadas na gestão do conhecimento: caracterização da América Latian, por meio de indicadores de desenvolvimento humano, sócio-econômicos, geopolíticos e de ciência e tecnologia”).

A primeira parte da monografia de Javier Lopez apresenta a evolução da sociedade da “informação para a sociedade do conhecimento” e a inovação como sendo parte fundamental de uma economia moderna. Para, em seguida, selecionar e organizar indicadores de desenvolvimento humano, econômicos, geopolíticos (terra e capital), científicos e tecnológicos que permitam caracterizar uma economia. A partir desses indicadores objetivos, Javier Lopez desenvolveu um modelo de análise sócio-econômica dos países latino-americanos que desvela a relação da economia com a ciência, tecnologia e inovação de cada país.

Além de participar das atividades da Cátedra Unesco Memorial da América Latina, Javier Lopez proferiu algumas videoconferências a partir de sua sala no Memorial, entre elas:
• “Ciclo de Actualización en Tecnologías de Información y Comunicaciones” – Costa Rica;
• “Plan Estratégico para implementar incubadoras de negocios en el sector TCS” – Israel.
• Comisión de información e Informatica Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología – Guatemala
• Cluster Tecnologias de la Información y las comunicaciones – Guatemala.

Javier Lopez tem desenvolvido pesquisas acadêmicas em seu país na área de gestão do conhecimento baseado na “web semântica”, mecatrônica e inteligência artificial. Na Guatemala é professor da Universidad del Valle e Universidad de San Carlos. Se formou como pesquisador nas Universidade de Maribor (Eslovenia), financiado pela União Européia como parte do programa Erasmus, e Universidad Rovira i Virgili Tarragona (Catalunha, Espanha),onde defendeu a tese “Estructuración de contenidos en sistemas distribuidos”

Na América Central, participou de programas de pesquisa e apresentou projetos de investigação relacionados à sociedade da informação e promoção, uso e aplicação das tecnologias da informação e comunicação para instituições regionais, como a CEPAL (Comissão Econômica das Nações Unidas para América Latina e Caribe), OEA (Organização dos Estados Americanos e (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Anuncios